SÃO LUÍS, 16 de agosto de 2023 – Morreu na manhã desta quarta (16) o produtor musical de reggae e DJ José Ribamar Santos, conhecido como Júnior Black, também chamado de “General do Reggae”.
A notícia do falecimento de Júnior Black foi divulgada nas redes sociais pelo DJ e produtor cultural Ademar Danilo, que compartilhou uma mensagem emocionada:
“Com imenso pesar e o coração partido informo o falecimento do amigo @JuniorBlack777 [Júnior Black], o ‘General do Reggae’. É uma perda muito grande para todos nós que construímos o movimento reggae no Maranhão. Contribuiu grandemente na formação do Museu do Reggae, criou as radiolas Black Power, Irie FM e Rebel Lion, viajou muitas vezes à Jamaica. Siga em paz, irmão”.
Sua trajetória é marcada pelo pioneirismo no cenário musical jamaicano no Maranhão. Com uma atuação que teve início em 1977, ele deixou um legado notável. Fundador das icônicas radiolas Black Power, Sonzão do Jr Black, Rebel Lion e Irie FM, Júnior Black contribuiu significativamente para a propagação do reggae maranhense. Em 2003, ele ainda criou o famoso Bar Kingston 777.
Júnior Black lutava contra problemas de saúde há alguns anos e vinha passando por tratamento. Hoje pela manhã, seu estado piorou, levando a convulsões que resultaram em seu falecimento.