
BRASÍLIA, 19 de abril de 2025 – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta (18) que o uso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) foi a única alternativa viável para trazer com segurança e rapidez ao Brasil a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón, beneficiada com asilo diplomático após ser condenada pela Justiça peruana por corrupção.
“O avião da FAB existe para servir ao governo brasileiro em ações dos mais diferentes aspectos e das mais diferentes motivações. Nesse caso específico foi a única forma em que havia de retirá-la com segurança e rapidez do país, com a concordância do governo peruano”, disse o chanceler em entrevista à GloboNews.
Segundo o ministro, o asilo foi concedido por “questões humanitárias”, já que Heredia passou por uma cirurgia recente na coluna e estava acompanhada de seu filho menor de idade. Ambos chegaram a Brasília na quarta (16), onde solicitaram refúgio para permanecer no Brasil.
A decisão provocou reações negativas da oposição ao presidente Lula, que questiona a legalidade do ato e acusa o governo de privilegiar aliados políticos de esquerda.