BRASÍLIA, 06 de agosto de 2024 – Na segunda (5), o Ministério das Comunicações publicou no Instagram um meme onde Rebeca Andrade foi apagada de uma imagem do pódio da Olimpíada de Paris 2024. A foto original mostrava a ginasta americana Simone Biles reverenciando Rebeca, que conquistou a medalha de ouro.
Na montagem do governo, Biles e Jordan Chiles, que ficou com o bronze, reverenciam o logotipo do programa Computadores para Inclusão, lançado pelo presidente Lula em 2004.
Após a repercussão negativa, o Ministério das Comunicações apagou a publicação e divulgou um novo meme na manhã de terça (6), acompanhada de um pedido de desculpas.
O ministério reconheceu que a postagem foi inadequada e que poderia ser mal interpretada, não refletindo o sentimento do Governo Federal em relação à conquista histórica da ginasta.
Em nota oficial enviada à imprensa, o Ministério das Comunicações lamentou a postagem anterior e pediu desculpas a Rebeca Andrade e ao público, destacando a importância da atleta e de sua representatividade, especialmente para as mulheres pretas brasileiras.
O ministério reafirmou a admiração por Rebeca, destacando que ela “não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história.”
CONQUISTAS OLÍMPICAS
Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no solo na Olimpíada de Paris 2024, tornando-se a atleta brasileira com o maior número de medalhas olímpicas. Além do ouro, Rebeca levou o bronze por equipes, a prata no individual geral e outra prata no salto.
Com seis medalhas olímpicas no total, incluindo as duas de Tóquio, ela superou Robert Scheidt e Torben Grael.