LUTO

Mário Macieira é homenageado por familiares e autoridades

Compartilhe
Macieira OAB
Familiares, advocacia, amigos, autoridades políticas prestam homenagens ao ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, Mário Macieira.

SÃO LUÍS, 1 de agosto de 2025 – Com muita emoção, respeito e reconhecimento a sociedade maranhense despediu-se do presidente vitalício da OAB/MA, Mário Macieira (2010/2015). O quadro do também professor e advogado de 54 anos, complicou-se ao se internar, em um hospital de São Luís, para tratar uma infecção. Macieira não resistiu às complicações e ontem (31 de julho) veio a óbito. O velório foi realizado na sede da OAB/MA e o sepultamento aconteceu no Cemitério do Gavião no dia 01 de agosto.

Durante a cerimônia, diversas manifestações de pesar foram registradas. A vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, falou em nome do Conselho Seccional devido à ausência do presidente da Ordem, Kaio Saraiva, por motivo de viagem. Ela destacou o legado de Macieira como advogado, professor e presidente da Seccional Maranhense. “Perdemos não apenas um advogado brilhante, mas uma liderança que dedicou sua vida à defesa da cidadania e ao aprimoramento das instituições democráticas no Maranhão”, declarou.

O ex-presidente da República e padrinho de Macieira, José Sarney, destacou o amor e o despertar da Fé ainda mais forte em sua pessoa quando batizou Mário Macieira. “Que ele siga iluminado na Fé. Mário era comprometido com a advocacia, sim. Mas acima de tudo era comprometido com as pessoas. Era um ser humano afetuoso, que acreditava no diálogo e no poder transformador da escuta. Sinto sua falta imensamente”, afirmou.

Os amigos e sócios Guilherme Zagallo e Antonio Nunes falaram sobre a trajetória desde a época de Faculdade e que seguiu na vida profissional com o escritório de advocacia, uma sociedade entre os três amigos. “Perdi um irmão de caminhada. Mário foi mais que um jurista brilhante; foi um amigo generoso, que sempre estendeu a mão sem pedir nada em troca. Sua voz era uma bússola moral para todos nós”, disse Zagallo. “Nos conhecemos ainda na faculdade. Já ali ele se destacava pela sensibilidade e firmeza. Perder Mário é como perder uma parte da nossa esperança de um mundo mais justo. Mas sua memória continuará nos guiando”, disse Nunes.

O prefeito Eduardo Braide também esteve presente no velório assim como secretário de Estado, no caso, Bira do Pindaré, da Agricultura Familiar, e diversos deputados estaduais, entre eles Lula Filho, Rodrigo Lago.

A irmã de Mário Macieira, Karina Macieira, agradeceu pela presença e afirmou emocionada: “perder o Mário é perder uma parte do nosso chão. Meu irmão foi muito mais do que um advogado brilhante e uma liderança respeitada — ele foi um homem generoso, de coração imenso, que viveu com coragem, compromisso e profundo senso de justiça.A dor é imensa, mas o orgulho pelo que ele foi e construiu é ainda maior.

Seguiremos com seu exemplo vivo em nós: de integridade, de luta e de amor ao próximo.
Descanse em paz, meu irmão”, disse.

A Diretoria da OAB/MA se fez presente por meio do Secretário Geral, Daniel Blume, o Conselho Federal esteve representando pelo conselheiro Thiago Diaz, e a CAAMA, pelos presidentes Gustavo Mamede, e Bruno Diaz. Estiveram presentes também, inúmeros advogados, jornalistas, magistrados, integrantes do Ministério Público e lideranças políticas. A homenagem póstuma contou com o pronunciamento de diversas pessoas.

Muitos relembraram as grandes ações de sua gestão (2010 a 2015), como exemplo: a proposição da Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o aumento abusivo do IPTU em São Luís, a convocação do Conselho Seccional para discutir a crise no sistema carcerário, e ainda a liderou ações diretas de inconstitucionalidade, como a que questionou as pensões vitalícias a ex-governadores do Maranhão; esteve envolvido na III Marcha do Povo Contra a Corrupção e pela Vida, realizada em outubro de 2011. Macieira representou a OAB MA no evento que reuniu mais de duas mil pessoas em São Luís, entregando dossiês de denúncias de corrupção e reafirmando o combate à impunidade e à violação de direitos.

Desde o início de sua gestão, Mário Macieira destacou que a defesa das prerrogativas dos advogados era prioridade máxima, afirmando que essas garantias não são privilégios, mas instrumentos essenciais para o exercício do direito à defesa e ao contraditório. Ele se comprometeu a posicionar a OAB como “campo de batalha” pela cidadania, moralidade pública e aperfeiçoamento das leis. A OAB/MA decretou luto oficial por três dias.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x