MARANHÃO, 02 de setembro de 2024 – O Maranhão registrou 505 denúncias de irregularidades eleitorais no aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante as eleições de 2024.
O balanço, divulgado na manhã de segunda (2), inclui 131 denúncias contra candidatos a prefeito, 290 contra candidatos a vereador, 3 contra vice-prefeitos e 81 envolvendo coligações, partidos ou federações no Maranhão.
A capital do Maranhão, São Luís, lidera com 267 denúncias, seguida por Bom Jesus das Selvas (22), São Bento (15) e Imperatriz (14).
FUNCIONAMENTO DO APLICATIVO
O aplicativo Pardal, disponível desde 16 de agosto, foi criado para envolver a população no combate a irregularidades eleitorais. Eleitores podem denunciar compra de votos, uso indevido da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.
O app também oferece orientações sobre como fazer as denúncias e quais situações configuram irregularidades. Além disso, os usuários podem anexar arquivos, fotos, áudios e vídeos para apoiar as denúncias, que são mantidas em sigilo.
A apuração das denúncias é responsabilidade do Ministério Público Eleitoral.