FRACASSO ESCANCARADO

Maranhão tem menos de 10% de faculdades com excelência

Compartilhe
Maranhão ranking
Maranhão ocupa a penúltima posição no ranking de qualidade do ensino superior brasileiro, segundo dados do Índice Geral de Cursos 2023, divulgados pelo Inep.

MARANHÃO, 15 de abril de 2025 –  O Maranhão ocupa a penúltima posição no ranking de qualidade do ensino superior brasileiro, segundo dados do Índice Geral de Cursos (IGC) 2023, divulgados pelo Inep.

Das 47 instituições avaliadas no estado, apenas 4 (8,51%) alcançaram as faixas 4 e 5 do indicador — que classificam as faculdades como “de excelência”. O desempenho só não é pior que o do Amapá, onde 7,14% das IES obtiveram essa avaliação.

Enquanto a média brasileira de excelência é de 26,08%, estados como Rio Grande do Sul (42,86%) e Espírito Santo (40,32%) lideram o ranking. Na outra ponta, além de Maranhão e Amapá, aparecem Mato Grosso (9,8%) e Rondônia (12,5%).

O Índice Geral de Cursos (IGC), que varia de 1 a 5, avalia:

  • Desempenho dos alunos no Enade;
  • Qualificação dos professores;
  • Infraestrutura das instituições.

O dado expõe a desigualdade educacional entre regiões: enquanto o Sul e Sudeste concentram 40% das melhores faculdades, Norte e Nordeste representam apenas 3 dos 10 estados com desempenho acima da média nacional.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x