SUS

Maranhão tem 2ª pior fila do SUS para cirurgia no Nordeste

Compartilhe
Enquanto isso, o estado é um dos que mais receberam recursos do Programa Nacional de Redução de Filas no início deste ano.

O Maranhão é o segundo estado do Nordeste e o sexto do país com a mais alta fila do Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de um procedimento cirúrgico. O levantamento do Governo Federal aponta que 47.488 mil pessoas à espera de uma cirurgia.

A situação, no entando, deveria ter apresentado melhoras, haja vista que o Maranhão é um dos estados que mais receberam recursos do Programa Nacional de Redução de Filas, no início de 2023, para mudar o cenário. No total, R$ 600 milhões de reais destinados para diminuir, ao menos, 40% das filas em 19 estados do país.

Outro fator que prejudica é a falta de médicos. De acordo com um estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Maranhão é o estado com maior déficit de médicos por habitantes. São cerca de 8 mil profissionais, ou seja, um médico para cada grupo de mil habitantes.

Em nota, o Governo do Estado disse que as cirurgias custeadas com o recurso do Ministério da Saúde foram iniciadas nesta semana, em unidades estaduais. A SES disse ainda que está finalizando um levantamento das demandas por região para iniciar o mutirões.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x