SUS

Maranhão tem 2ª pior fila do SUS para cirurgia no Nordeste

Compartilhe
Enquanto isso, o estado é um dos que mais receberam recursos do Programa Nacional de Redução de Filas no início deste ano.

O Maranhão é o segundo estado do Nordeste e o sexto do país com a mais alta fila do Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de um procedimento cirúrgico. O levantamento do Governo Federal aponta que 47.488 mil pessoas à espera de uma cirurgia.

A situação, no entando, deveria ter apresentado melhoras, haja vista que o Maranhão é um dos estados que mais receberam recursos do Programa Nacional de Redução de Filas, no início de 2023, para mudar o cenário. No total, R$ 600 milhões de reais destinados para diminuir, ao menos, 40% das filas em 19 estados do país.

Outro fator que prejudica é a falta de médicos. De acordo com um estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Maranhão é o estado com maior déficit de médicos por habitantes. São cerca de 8 mil profissionais, ou seja, um médico para cada grupo de mil habitantes.

Em nota, o Governo do Estado disse que as cirurgias custeadas com o recurso do Ministério da Saúde foram iniciadas nesta semana, em unidades estaduais. A SES disse ainda que está finalizando um levantamento das demandas por região para iniciar o mutirões.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x