
MARANHÃO, 28 de novembro de 2025 – O Maranhão já registrou 20.338 focos de queimada desde o início de 2025, liderando o ranking nacional de incêndios. Desse total, 4.810 focos ocorreram apenas em novembro, conforme dados do INPE.
O Corpo de Bombeiros Militar do estado já combateu 5.485 incêndios florestais e em vegetação ao longo dos últimos dez meses. As ações de combate ocorrem em áreas urbanas e rurais, principalmente nas cidades de Grajaú, Imperatriz, Balsas, Estreito e Carolina.
Recentemente, as equipes controlaram um incêndio na região de dunas da Avenida Litorânea, em São Luís. Entretanto, a situação mais crítica envolve o Parque Estadual do Mirador.
O município de Mirador ocupa o primeiro lugar no Maranhão, com 1.189 focos de incêndio registrados. Alto Parnaíba, Grajaú, Balsas e Barra do Corda completam a lista das cidades mais afetadas pelas queimadas em 2025.
A maioria das ocorrências resulta de ações humanas, como a utilização de fogo para limpeza de terrenos. Essas queimadas, quando realizadas perto da rede elétrica, podem causar danos à infraestrutura e interromper o fornecimento de energia.







