BOMBA CALÓRICA

Maranhão registra aumento de jovens acima do peso em 10 anos

Compartilhe
Maranhão Peso
Ministério da Saúde aponta que o Maranhão registrou aumento no número de crianças e adolescentes, entre 10 e 19 anos, com excesso de peso nos últimos dez anos.

MARANHÃO, 01 de setembro de 2025 – O Maranhão registrou aumento no número de crianças e adolescentes, entre 10 e 19 anos, com excesso de peso nos últimos dez anos.

Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), do Ministério da Saúde, em parceria com a ImpulsoGov, apontam que o índice subiu de 18% em 2014 para 23% em 2024. O resultado acompanha a tendência nacional, em que um a cada três jovens nessa faixa etária apresenta excesso de peso.

Na comparação com os estados do Nordeste, o Maranhão teve a menor elevação percentual entre crianças e adolescentes com excesso de peso. Ainda assim, os números preocupam quando se observam os dados da capital.

Em São Luís, o índice passou de 20% para 25,1% no mesmo período. O levantamento mostra que o número de pessoas de 10 a 19 anos nessa condição saltou de 3.769 em 2014 para 10.257 em 2024.

Em contrapartida, o Maranhão apresentou redução no percentual de crianças com até cinco anos de idade acima do peso. O índice caiu de 18% para 14% entre 2014 e 2024, seguindo a mesma tendência de queda observada no cenário nacional.

O estado também registrou queda no risco de sobrepeso e excesso de peso entre menores de cinco anos, passando de 33% para 30% na última década.

O estudo indica que o aumento entre crianças e adolescentes maiores está relacionado ao alto consumo de alimentos ultraprocessados, bebidas adoçadas e produtos industrializados.

Entre os itens mais citados pelos jovens identificados com excesso de peso estão macarrão instantâneo, biscoito recheado e salgadinhos.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x