MARANHÃO, 27 de junho de 2024 – Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram que 360 pessoas desapareceram no Maranhão em 2024. Entre essas, Ederson Vidal Aguiar, de 38 anos, está desaparecido há quase quatro semanas.
Ele saiu de casa, no bairro Jota Câmara, em São José de Ribamar, no dia 11 de junho e não foi mais visto. Segundo a família, Ederson tem problemas psicológicos e faz tratamento com remédios controlados há quase sete anos.
“Quando ele começou a apresentar alguns sintomas, como ser muito agressivo em casa, procuramos ajuda médica. Desde então, ele usa medicamento controlado. Isso já faz cerca de sete anos”, conta Franciel Haras, irmão do desaparecido.
Ederson aproveitou um descuido dos familiares para sair de casa. Na ocasião, ele saiu apenas com a roupa do corpo e uma sacola na mão, conforme relata sua irmã, Nadiane Vidal.
De acordo com o painel de indicadores estatísticos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Maranhão registrou 360 desaparecimentos em 2024. Em média, ocorreram pelo menos dois desaparecimentos por dia.
A maioria dos desaparecidos são homens (229), seguidos por mulheres (128) e três não identificados.
Em maio, 76 pessoas desapareceram no estado.