FOLHA SALARIAL

Maranhão registra 2º menor gasto proporcional com pessoal

Compartilhe
Maranhão folha
Maranhão registra 2º menor gasto proporcional com pessoal. Estado apresentou queda de 1% na receita corrente realizada, segundo relatório do Tesouro Nacional.

MARANHÃO, 20 de agosto de 2025 – O Maranhão apresentou o segundo menor gasto proporcional com folha de pagamento entre as 27 unidades da federação no 3º bimestre de 2025, segundo o Relatório Resumido de Execução Orçamentária em Foco dos Estados e DF, divulgado pelo Tesouro Nacional em 20 de agosto. O estado ficou empatado com Amapá e Piauí no levantamento.

Os gastos com servidores representaram a maior parte das despesas liquidadas em comparação à receita total em todos os estados até o 3º bimestre de 2025. O Rio Grande do Norte apresentou a maior proporção, com 72%, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 63%, e Mato Grosso do Sul, com 59%.

Já os menores percentuais foram registrados no Espírito Santo, com 41%, e em Amapá, Maranhão e Piauí, todos com 42%.

No mesmo período, o relatório apontou que a receita corrente realizada do Maranhão caiu 1% em relação ao 3º bimestre de 2024. Esse indicador considera a arrecadação efetiva dos estados no período. O Amapá também apresentou queda, de 11%. Em contrapartida, Roraima registrou crescimento de 19% e Sergipe de 18%.

A publicação RREO em Foco reúne, bimestralmente, os principais dados sobre execução orçamentária das 27 unidades da federação. O levantamento considera informações relativas aos meses de maio e junho de 2025, comparadas ao mesmo período de 2024.

O relatório é elaborado a partir dos documentos publicados pelos próprios entes no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), sob gestão do Tesouro Nacional.

O estudo inclui dados de todos os poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário, além do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x