MARANHÃO, 10 de novembro de 2023 – O Maranhão lidera as estatísticas de acidentes aéreos na região Nordeste, conforme revelado pelo Relatório Anual de Segurança Operacional (RASO) de 2022 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O documento, essencial para impulsionar melhorias na aviação civil brasileira, apresenta análises comparativas e disponibiliza dados detalhados por meio do Painel RASO.
No ano de 2022, o Maranhão registrou um total de sete acidentes aéreos, sendo dois deles com fatalidades, colocando o estado como o quinto no ranking nacional.
Além disso, o relatório oferece uma visão dos últimos cinco anos, apontando 15 acidentes no Maranhão, dos quais cinco resultaram em mortes. Essa análise coloca o estado na 11ª posição no cenário nacional e como o segundo na região Nordeste, sendo superado apenas pela Bahia.
O RASO destaca os objetivos, indicadores e metas do Plano de Supervisão da Segurança Operacional (PSSO) 2020-2022, encerrando o ciclo desse plano no ano de 2022.
Além disso, o relatório abrange as atividades do Programa de Prontidão USOAP-CMA e a gestão de recomendações de segurança operacional pela ANAC.