PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Maranhão lidera crescimento em pesquisa científica no Brasil

Compartilhe
Pesquisa Maranhão
Dados do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) mostram crescimento de 21,8% na produção científica.

MARANHÃO, 26 de abril de 2024 – O Maranhão é destaque no campo da pesquisa científica, segundo dados recentes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) revelando um crescimento de 21,8% na produção científica do estado entre 2020 e 2023, o maior em todo o país.

No período mencionado, aproximadamente R$ 163 milhões foram aplicados em recursos para este setor, canalizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), com previsão de investimentos de até R$ 64 milhões para o ano corrente.

O governador Carlos Brandão destacou os resultados positivos.

“A ciência segue avançando no Maranhão. Somos o estado em que a produção científica mais cresceu, entre 2020 e 2023, tendo como base os dados da plataforma SciVal. Fortalecendo investimentos na Fapema, alcançamos um aumento de 21,8% na nossa produção”.

O presidente do Confap, Odir Dellagostin, elogiou a fundação maranhense pelo feito.

“Estamos orgulhosos por ver o Maranhão liderando essa lista. Além de fortalecer nossa base acadêmica, esse crescimento também impulsiona avanços significativos no cenário econômico e social local. Continuaremos trabalhando incansavelmente para alcançar ainda mais conquistas, em prol do progresso científico e do bem-estar do povo maranhense”.

Além disso, Nordman Wall, presidente da Fapema, ressaltou o papel conjunto das instituições acadêmicas, pesquisadores, estudantes e o apoio do governo na consecução desses resultados. “Estamos construindo uma base sólida para o avanço, em diversas áreas, da pesquisa científica”.

A fundação também tem focado em impulsionar a inovação nos negócios locais, com editais direcionados a projetos com potencial exportador e no aprimoramento de produtos e serviços inovadores.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x