![Pesquisa Maranhão](https://linharesjr.com.br/wp-content/uploads/2024/04/IMG-1200-x-628-px-2024-04-26T101044.540-1024x536.jpg)
MARANHÃO, 26 de abril de 2024 – O Maranhão é destaque no campo da pesquisa científica, segundo dados recentes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) revelando um crescimento de 21,8% na produção científica do estado entre 2020 e 2023, o maior em todo o país.
No período mencionado, aproximadamente R$ 163 milhões foram aplicados em recursos para este setor, canalizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), com previsão de investimentos de até R$ 64 milhões para o ano corrente.
O governador Carlos Brandão destacou os resultados positivos.
“A ciência segue avançando no Maranhão. Somos o estado em que a produção científica mais cresceu, entre 2020 e 2023, tendo como base os dados da plataforma SciVal. Fortalecendo investimentos na Fapema, alcançamos um aumento de 21,8% na nossa produção”.
O presidente do Confap, Odir Dellagostin, elogiou a fundação maranhense pelo feito.
“Estamos orgulhosos por ver o Maranhão liderando essa lista. Além de fortalecer nossa base acadêmica, esse crescimento também impulsiona avanços significativos no cenário econômico e social local. Continuaremos trabalhando incansavelmente para alcançar ainda mais conquistas, em prol do progresso científico e do bem-estar do povo maranhense”.
Além disso, Nordman Wall, presidente da Fapema, ressaltou o papel conjunto das instituições acadêmicas, pesquisadores, estudantes e o apoio do governo na consecução desses resultados. “Estamos construindo uma base sólida para o avanço, em diversas áreas, da pesquisa científica”.
A fundação também tem focado em impulsionar a inovação nos negócios locais, com editais direcionados a projetos com potencial exportador e no aprimoramento de produtos e serviços inovadores.