
MARANHÃO, 7 de agosto de 2025 – Uma megaoperação contra o crime organizado mobiliza oito estados do Nordeste desde a manhã desta quinta (07). No Maranhão, cerca de 300 policiais civis, militares e integrantes da Força Estadual (Feisp) e do Centro Tático Aéreo (CTA) cumprem mais de 80 mandados judiciais, a maioria de prisão.
A ação, chamada Operação Nordeste Integrado, visa reforçar o policiamento em regiões de fronteira, principalmente com o Piauí.
As operações no Maranhão concentram-se em cidades como Timon e Caxias, próximas a Teresina; Araioses e Tutóia, na divisa com Parnaíba; e Barão de Grajaú e São João dos Patos, no sul do estado.
Os alvos da megaoperação incluem investigações de homicídios, feminicídios, tráfico de drogas e roubos. Dois helicópteros do CTA apoiam as ações, realizando sobrevoos e auxiliando em barreiras e abordagens.
Além disso, a operação ocorre em um cenário de redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no estado. Dados do primeiro semestre de 2025 mostram queda de 6% nos homicídios e 20% nos latrocínios em comparação com 2024.
A iniciativa integrada envolve ainda Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, totalizando 510 mandados em toda a região.







