
MARANHÃO, 8 de outubro de 2025 – A Polícia Federal deflagrou uma megaoperação nacional nesta quarta (8) para combater crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Cerca de 900 policiais federais e civis cumprem 182 mandados de busca e apreensão em todos os estados do país. Até o momento, a ação resultou na prisão em flagrante de 55 pessoas, no resgate de três vítimas e na apreensão de dois adolescentes.
Os resgates das vítimas ocorreram nos estados de São Paulo, Amazonas e Santa Catarina, em situações onde os agentes identificaram abusos em andamento durante o cumprimento dos mandados.
Segundo a PF, esses casos envolviam não apenas o compartilhamento de material criminoso, mas também a produção ativa de conteúdo de abuso com crianças e adolescentes do convívio dos suspeitos. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou o uso da ferramenta Rapina pela PF para identificar o compartilhamento desse tipo de material.
A megaoperação, uma das maiores do tipo no país, conta com a integração das Polícias Civis de 16 estados. Do total de mandados, 138 são executados por policiais federais e 44 por policiais civis.
O coordenador-geral de Combate a Fraudes Cibernéticas da PF, Valdemar Latance Neto, afirmou que o foco da ação foi identificar abusadores e remover crianças de situações de risco.







