COLAPSO FINANCEIRO

Maranhão é 11º em ações judiciais contra o Banco Master

Compartilhe
Maranhão levantamento
Levantamento aponta 1.759 processos no Maranhão contra o Banco Master, em meio à liquidação extrajudicial e a mais de 97 mil ações registradas no país.

MARANHÃO, 21 de janeiro de 2026 – O Maranhão ocupa a 11ª posição no ranking nacional de processos judiciais contra o Banco Master, segundo levantamento divulgado pelo blog do Isaías Rocha no site Escavador.

A apuração considera ações protocoladas nos últimos 60 dias e ocorre enquanto o Banco Master enfrenta liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central em novembro de 2025, após crise de liquidez e indícios de irregularidades financeiras.

Ao todo, o Banco Master aparece em 97.136 processos judiciais distribuídos pelas 27 unidades da federação. No Maranhão, foram identificadas 1.759 ações no período analisado.

De acordo com o levantamento, os números ainda podem crescer até o fim do mês, ampliando o volume de demandas judiciais relacionadas à instituição financeira em todo o país.

Inscreva-se e não perca as notícias

LIQUIDAÇÃO E IMPACTO NACIONAL

A liquidação extrajudicial do Banco Master é um procedimento que encerra suas operações e retira a instituição do Sistema Financeiro Nacional.

Desde a decisão, o caso passou a envolver investigações da Polícia Federal, disputas entre órgãos como o Tribunal de Contas da União e o Supremo Tribunal Federal, além da expectativa de cerca de 1,6 milhão de clientes por reembolsos via Fundo Garantidor de Créditos.

Além disso, a instituição passou a enfrentar uma avalanche de processos judiciais decorrentes de problemas financeiros e administrativos. As ações estão distribuídas em todos os estados brasileiros, com forte concentração em algumas regiões.

O levantamento mostra que a Bahia lidera o ranking nacional de processos contra o Banco Master, somando 24.841 registros no período analisado.

Na sequência, aparecem o Rio de Janeiro, com 15.430 processos, e São Paulo, com 13.676 ações protocoladas. O Amazonas ocupa a quarta colocação, com 10.704 demandas judiciais, enquanto Minas Gerais figura em quinto lugar, com 6.362 processos registrados contra o Banco Master nos últimos meses.

RANKING DOS ESTADOS

Logo após os cinco primeiros colocados, o ranking inclui Rio Grande do Sul, com 4.920 processos, seguido por Santa Catarina, com 2.393, Paraná, com 2.320, Pernambuco, com 2.164, e Goiás, que fecha o top 10 nacional com 1.945 ações judiciais. Esses estados concentram parte expressiva das demandas contra o Banco Master.

O Maranhão surge na 11ª posição, à frente de Mato Grosso, Paraíba e Mato Grosso do Sul. Na parte final da lista aparecem estados como Amapá, Alagoas, Pará, Sergipe e Tocantins. Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Roraima e Piauí registram os menores volumes de processos no levantamento divulgado.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x