opções

DETENTOS

Maranhão contabiliza quase 50 foragidos da saidinha de Natal

Compartilhe
Foragidos Maranhão
Relatório da SSP-MA revela que 5,6% dos detentos autorizados para a saidinha de Natal de 2023 no Maranhão não retornaram dentro do prazo.

MARANHÃO, 19 de janeiro de 2024 – No estado do Maranhão, dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) revelam que apenas 5,6% dos 759 presos do regime semiaberto, autorizados para a saidinha de Natal em 2023, não retornaram dentro do prazo estabelecido pela Justiça.

A decisão da 1ª Vara de Execuções Penais da Ilha de São Luís permitiu a saída dos detentos a partir das 9h de 22 de dezembro, com retorno até às 18h do dia 28 do mesmo mês. Dos beneficiados, 711 cumpriram o prazo estipulado.

Esse levantamento abrange diversos estados que permitem a saidinha de Natal, totalizando 52 mil presos beneficiados. No geral, 95% (49 mil) retornaram conforme o previsto, enquanto 5% (2,6 mil) são considerados foragidos.

A saidinha de Natal é um benefício baseado na Lei de Execuções Penais, destinado a detentos do regime semiaberto que apresentam bom comportamento, ausência de faltas graves no último ano e cumprimento parcial da pena.

A decisão sobre a concessão do benefício é orientada pela avaliação das unidades prisionais e o parecer do Ministério Público.

Desde as alterações do pacote anticrime em 2020, condenados por crimes hediondos com morte não têm mais direito à saidinha temporária, exceto se obtiverem o benefício antes da mudança da lei.

A saidinha geralmente tem duração de 7 dias e é permitida até 4 vezes ao ano, com intervalos de 45 dias.

Os presos beneficiados são proibidos de frequentar bares e casas noturnas, devendo permanecer durante toda a noite no endereço informado à Justiça. O descumprimento das regras ou a prática de novos crimes resultam na revogação do benefício.

Compartilhe

Leia mais

Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico
Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico

Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB
Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB

STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês
STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.