BRASIL, 18 de setembro de 2024 – De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 60 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador optaram por utilizar o nome “Bolsonaro” em suas urnas nas eleições municipais de 2024.
A maioria desses candidatos está filiada ao Partido Liberal (PL), que também é o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Contudo, candidatos de partidos de esquerda, como o Solidariedade e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), também adotaram o nome do ex-presidente.
Entre os “Bolsonaros” oficiais estão membros da família do ex-presidente, como seu irmão Renato, que concorre à prefeitura de Registro (SP), e seus filhos, Carlos e Jair Renan, candidatos a vereador no Rio de Janeiro (RJ) e Balneário Camboriú (SC), respectivamente.
Além deles, Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como “Léo Índio”, usará o nome de urna “Léo Bolsonaro” em sua campanha para vereador em Cascavel (PR).
No entanto, a maioria dos candidatos que adotaram o nome não possui laços familiares com Jair Bolsonaro, sendo alguns apenas “primos distantes”.
Os candidatos com o nome de urna “Bolsonaro” estão presentes em 21 estados brasileiros. São Paulo lidera com 17 candidaturas, seguido por Minas Gerais, com nove. No Paraná, há três “Bolsonaros” concorrendo.
Outros estados, como Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, também têm três candidatos cada.
Estados como Amazonas, Mato Grosso do Sul, Piauí e Sergipe possuem dois “Bolsonaros” em disputa, enquanto Acre, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins têm apenas um representante cada.
O PL, partido de Jair Bolsonaro, é o que mais reúne candidatos com o nome “Bolsonaro”, somando 32 no total. Entretanto, outras siglas também abrigam esses candidatos. O Agir possui cinco filiados com o nome “Bolsonaro”, enquanto o Republicanos tem quatro.
Partidos como Avante, PP e União Brasil contam com três candidatos cada. Até mesmo o PSB, tradicionalmente de esquerda, tem dois candidatos utilizando o sobrenome. Diversas outras siglas, como MDB, Solidariedade, e Podemos, têm um “Bolsonaro” em suas fileiras.