MARANHÃO

Mais de 400 comunidades enfrentam conflitos agrários no MA

Compartilhe
comunidades Maranhão
Maranhão registra 408 comunidades que enfrentam conflitos agrários como disputas de terras e uso de agrotóxicos, segundo a Fetaema.

MARANHÃO, 26 de março de 2025 –  Um levantamento realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) revelou que 408 comunidades enfrentam conflitos agrários no estado.

As disputas envolvem desde o uso de agrotóxicos em áreas habitadas por trabalhadores rurais até a posse de terras. Esses conflitos afetam cerca de 2 milhões de hectares, onde moram 61 mil famílias e 418 trabalhadores rurais ameaçados de morte.

Entre os casos registrados, a comunidade de Magalhães de Almeida vive um confronto com pecuaristas. Segundo a Fetaema, que integra o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) por meio de entidades nacionais, estaduais e municipais, os conflitos têm mobilizado diversos órgãos competentes.

O Ministério Público Estadual e Federal, além de outros órgãos, foram notificados e solicitados a acelerar as investigações. O Ministério Público Agrário informou que tem acompanhado os conflitos com visitas às áreas de disputa, buscando soluções para mitigar o impacto sobre as comunidades.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x