SÃO LUÍS, 30 de setembro de 2024 – A pesquisa Quaest, realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, apontou que a maior parte dos eleitores de São Luís se identifica como tradicional/conservadora. Dos 852 eleitores entrevistados, 52% se consideram tradicionais/conservadores. O número de eleitores progressistas/modernos é de 28%. Já os moderados representam 8%. Não souberam responder 12%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-06269/2024, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
ELEITORADO
Entre os eleitores conservadores, Eduardo Braide (PSD) tem ampla maioria com 68%, Duarte (PSB) tem 16% das intenções de voto e Wellington do Curso (Novo) aparece com 3%
Entre os eleitores progressistas, Eduardo Braide (PSD) lidera com 54% das intenções de voto. Duarte (PSB) fica com 30%, enquanto Wellington do Curso (Novo) tem 1%.
Entre os eleitores que se identificam como moderados, Eduardo Braide (PSD) também lidera com 67%. Duarte (PSB) aparece em segundo com 23%, e Wellington do Curso (Novo) pontua com 2%.
Yglésio (PRTB) que alcançou 4% entre eleitores de direita e 1% tanto com eleitores de centro e de esquerda. Fábio Câmara (PDT) teve 2% entre os de esquerda e 1% no centro e na direita. Flávia Alves (Solidariedade) chegou a 2% entre a esquerda, 0% no centro e 1% na direita. Saulo Arcangeli (PSTU) tem 1% entre a esquerda e zera nos demais. Apenas Franklin Douglas (PSOL) obteve 0% em todos os levantamentos.
DIREITA, ESQUERDA E CENTRO
Quando a pergunta é feita sobre um lado político específico, centro e direita ocupam lugar de destaque entre os eleitores da Capital. Sendo que 37% se identificam como centristas e 36% como direitistas. Os esquerdistas são a minoria, com apenas 15%. Não souberam responder 10%.