BRASIL, 17 de outubro de 2023 – Uma pesquisa recente realizada pelo instituto Paraná Pesquisas aponta que mais da metade dos brasileiros não aprovam as viagens internacionais do presidente Lula.
Segundo o levantamento, 50,4% dos entrevistados reprovam as idas de Lula ao exterior, enquanto 44,1% demonstram aprovação. Ainda, 5,5% não souberam ou não opinaram sobre o assunto.
Até setembro deste ano, Lula já havia passado quase dois meses fora do país, marcando presença em eventos internacionais e encontros com líderes mundiais.
Durante esse período, participou da Cúpula do G77 + China em Cuba e da Assembleia-Geral da ONU nos Estados Unidos. As frequentes viagens têm sido objeto de discussão e crítica por parte de diversos setores da sociedade.
Após a sua participação na Assembleia-Geral da ONU, Lula retornou ao Brasil e submeteu-se a procedimentos cirúrgicos no quadril e nos olhos. Ainda em recuperação, tem despachado a partir do Palácio da Alvorada.
O presidente já anunciou que tem planos de comparecer à Conferência das Partes (COP28) nos Emirados Árabes, prevista para ocorrer entre 30 de novembro e 12 de dezembro.
A pesquisa do Paraná Pesquisas foi conduzida com 2.020 eleitores, com 16 anos ou mais, de forma presencial. O levantamento abrangeu 26 estados e o Distrito Federal, em 162 municípios, durante os dias 29 de setembro e 03 de outubro de 2023.
Com um grau de confiança de 95,0%, a margem estimada de erro é de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.