PESQUISA

Maioria dos brasileiros acham que o STF incentiva a corrupção

Compartilhe
STF Corrupçao
Levantamento do Instituto Quaest revela que 74% dos brasileiros acreditam que o STF incentiva a corrupção ao anular penas da Lava Jato.

BRASIL, 12 de março de 2024 – Uma pesquisa realizada pelo Instituto Quaest para a Genial Investimentos revelou que para a maioria dos brasileiros (74%), o Supremo Tribunal Federal (STF) “incentiva a corrupção” ao anular punições relacionadas à Operação Lava Jato.

Os dados foram coletados em um levantamento que abordou percepções sobre a força-tarefa da Polícia Federal que investigou o esquema de corrupção na Petrobras.

O questionário incluiu a opinião dos entrevistados sobre decisões recentes do STF, como a suspensão de multas de acordos de leniência e a anulação de condenações. No contexto atual, o tribunal tem sido alvo de críticas, especialmente em relação às medidas que envolvem empreiteiras.

A pesquisa revelou que a avaliação negativa do STF é mais expressiva entre os eleitores que declararam ter votado no ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, atingindo 85%.

Entre aqueles que votaram nulo, o percentual é de 70%, enquanto os que afirmaram ter votado no presidente Lula apresentaram um índice de 68%.

Destaca-se que uma decisão do STF em abril de 2021 permitiu que Lula participasse das últimas eleições presidenciais, ao derrubar as condenações impostas pela Lava Jato ao ex-presidente, tornando-o elegível.

A pesquisa também apontou que a percepção negativa sobre as decisões do tribunal supera o percentual de pessoas que concordam que a Lava Jato contribuiu para o combate à corrupção no país, sendo este último de 49%.

No que diz respeito ao acompanhamento das notícias sobre a Lava Jato, 15% dos entrevistados afirmaram acompanhar de perto, 29% acompanhavam um pouco, 28% ouviam falar, mas não acompanhavam, e 28% disseram nunca ter acompanhado nada.

A pesquisa foi realizada de forma presencial, ouvindo 2.000 pessoas entre 25 e 27 de fevereiro deste ano. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.

Compartilhe

Leia mais

AGU Iracema

ASSEMBLEIA

AGU considera constitucional reeleição de Iracema Vale
AGU Iracema

ASSEMBLEIA

AGU considera constitucional reeleição de Iracema Vale

Braide Ação

AÇÃO JUDICIAL

Braide recorrerá contra redução de créditos suplementares
Braide Ação

AÇÃO JUDICIAL

Braide recorrerá contra redução de créditos suplementares

Funai decreto

DECRETO

Funai ganha poder policial para proteger terras indígenas
Funai decreto

DECRETO

Funai ganha poder policial para proteger terras indígenas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.