PREFEITAS

Maioria das eleitas pertence a partidos de centro-direita

Compartilhe
partidos prefeitas
Das 728 mulheres eleitas prefeitas, 82,5% estão associadas a partidos de centro ou direita. O MDB elegeu 130, seguido pelo PSD, com 104, e o PP, com 89 eleitas.

BRASIL, 29 de outubro de 2024 – Na eleição municipal de 2024, das 728 mulheres eleitas prefeitas, 82,5% estão associadas a partidos de centro ou direita. O MDB liderou, elegendo 130 prefeitas, seguido pelo PSD, com 104, e o PP, com 89 eleitas.

No segundo turno, 15 mulheres disputaram prefeituras em 13 cidades, com vitórias em cinco: Adriane Lopes (PP), em Campo Grande (MT), com 51,45%; Elizabeth Schmidt (União Brasil), em Ponta Grossa (PR), com 53,72%; Emília Correa (PL), em Aracaju (SE), com 57,46%; Elisa Araújo (PSD), em Uberaba (MG), com 55,60%; e Mirella (PSD), em Olinda (PE), com 51,38%.

Nenhuma candidata de partidos de esquerda foi eleita nesse turno.

No primeiro turno, partidos de direita e centro-direita elegeram 348 prefeitas, o que representa 47,9% do total. Partidos do “centrão” elegeram 251 mulheres, enquanto os de esquerda e centro-esquerda elegeram apenas 129.

Em destaque, Campo Grande teve duas mulheres disputando o segundo turno. Adriane Lopes, reeleita, teve apoio da senadora Tereza Cristina (PP) e, após a eliminação de Beto Pereira (PSDB), que era apoiado por Jair Bolsonaro, recebeu também o suporte do ex-presidente.

Sua adversária, Rose Modesto (União), perdeu por menos de 3%.

MARCAS FEMININAS NAS ELEIÇÕES

Emília Correa, do PL, tornou-se a primeira prefeita de Aracaju. Em celebração, ela comentou nas redes: “Estouramos a bolha, Aracaju!”.

Em Tocantins, Janad Valcari, favorita nas pesquisas, foi derrotada por Eduardo Siqueira (Podemos). Valcari contou com apoio de Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Nikolas Ferreira.

O PL destinou R$ 886 milhões, correspondentes a 17,87% do Fundo Especial de Financiamento de Campanha do TSE, para as campanhas municipais.

Nas eleições de 2024, 15,2% dos candidatos à prefeitura eram mulheres, mas o número de eleitas foi menor, representando apenas 13,2%. No legislativo, a representação feminina alcançou 35%, próximo da cota eleitoral de 30%.

Compartilhe

Leia mais

Crack Drogas

DROGAS

Álcool leva 85% dos dependentes ao crack no Maranhão
Crack Drogas

DROGAS

Álcool leva 85% dos dependentes ao crack no Maranhão

Deputado Direita

DIREITA

Deputado critica organização de manifestação em São Luís
Deputado Direita

DIREITA

Deputado critica organização de manifestação em São Luís

TCU Respiradores

IRREGULARIDADES

TCU julgará compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste
TCU Respiradores

IRREGULARIDADES

TCU julgará compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.