MARANHÃO, 12 de setembro de 2024 – Nos primeiros 28 dias de operação, o aplicativo Pardal, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), registrou 1.030 denúncias sobre propaganda eleitoral irregular no Maranhão.
A ferramenta, utilizada durante a campanha das Eleições Municipais de 2024, foi lançada para captar queixas relacionadas ao período de propaganda, iniciado em 16 de agosto. O estado mantém uma média de 36 denúncias por dia.
De acordo com os dados do Pardal Web, a maior parte das denúncias envolve candidatos a vereador, seguidos por candidatos a prefeito, coligações e candidatos a vice-prefeito.
Apenas 5% das queixas no Maranhão referem-se a propaganda eleitoral irregular na internet. O restante das infrações envolve práticas irregulares de propaganda de rua.
SÃO LUÍS LIDERA NÚMERO DE DENÚNCIAS
Entre as cidades do Maranhão, São Luís é a que registra o maior número de denúncias, com 490 relatos. João Lisboa aparece em segundo lugar, com 59 queixas, e Imperatriz, com 36.
Em termos de cargos, 580 denúncias foram direcionadas a candidatos a vereador, 305 a candidatos a prefeito, 139 a coligações ou federações e quatro a candidatos a vice-prefeito.
DESTAQUE NACIONAL
Em âmbito nacional, São Paulo lidera o ranking com 6.702 denúncias, seguido por Minas Gerais, com 4.145, e Rio Grande do Sul, com 3.453. Roraima, Amapá e Tocantins foram os estados com o menor número de relatos.
As denúncias, uma vez recebidas, são encaminhadas ao juízo eleitoral responsável, que exerce o poder de polícia eleitoral, conforme estabelecido pela Portaria TSE nº 662/2024.