DECISÃO

MA é condenado a reformar Complexo Esportivo Canhoteiro

Compartilhe
Condenado Decisão
Governo do Maranhão é condenado pela Justiça e deve promover obras no Castelinho e demais instalações esportivas em até seis meses.

MARANHÃO, 23 de setembro de 2024 – O Governo do Maranhão foi condenado a reformar o Complexo Esportivo Canhoteiro, em São Luís, em sentença proferida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos da capital.

A decisão obriga a realização das obras em até seis meses, incluindo a reforma das pistas de atletismo, piscinas e o Ginásio Georgiana Pflueger, conhecido como Castelinho.

O Governo foi condenado devido a uma Ação Popular movida por A.V.P.M., que alegou a falta de manutenção do complexo. Segundo a denúncia, a pista de atletismo está degradada há anos, colocando em risco a integridade dos frequentadores.

O autor da ação destacou, ainda, a abertura de uma cratera em uma das raias em 2020 e o desabamento do teto do ginásio em 2019.

DEFESA DO ESTADO E INSPEÇÃO JUDICIAL

Em sua defesa, o Estado do Maranhão argumentou que a reforma exigiria previsão orçamentária e violaria o princípio da separação dos poderes.

Contudo, o Ministério Público requereu uma inspeção judicial, que constatou a precariedade das instalações. O governo havia informado que as reformas deveriam ser concluídas até fevereiro de 2023, o que não ocorreu.

RESPONSABILIDADE DO PODER PÚBLICO

O juiz Douglas de Melo Martins destacou que o direito ao lazer está garantido pela Constituição Federal e pela Constituição Estadual. O magistrado reiterou que o Estado deve fomentar a prática de esportes e garantir a manutenção de espaços públicos.

Ele afirmou que a reforma do complexo não é um ato discricionário, mas um dever do Estado em preservar o patrimônio público. Caso a decisão não seja cumprida, o governo estará sujeito a uma multa diária de R$ 1.000,00.

Compartilhe

Leia mais

Obras SLZ

SÃO LUÍS

Prefeitura de SLZ é condenada a realizar obras de saneamento
Obras SLZ

SÃO LUÍS

Prefeitura de SLZ é condenada a realizar obras de saneamento

Justiça lixo

CASO REI DO LIXO

Justiça solicita nova relatoria em caso de desvios no MA
Justiça lixo

CASO REI DO LIXO

Justiça solicita nova relatoria em caso de desvios no MA

FPM Fundo

FUNDO

50 cidades estão impedidas de receber FPM; 3 são do Maranhão
FPM Fundo

FUNDO

50 cidades estão impedidas de receber FPM; 3 são do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.