SÃO LUÍS, 19 de junho de 2023 – Pela primeira vez no país, a Secretaria de Estado da Fazenda está realizando uma operação fiscal que utiliza imagens de satélite de alta resolução em conjunto com inteligência artificial por meio do Sistema de Fiscalização e Monitoramento do Agronegócio (SIFMA).
O SIFMA, pioneiro no Brasil, emprega um sistema avançado de gerenciamento de banco de dados geográficos, imagens de satélite em séries temporais e IA. Essa tecnologia permite rastrear a produção agrícola e identificar a origem dos grãos, revelando valores ocultados que ultrapassam os R$ 45 milhões, resultando em um valor de ICMS devido de aproximadamente R$ 8 milhões aos cofres públicos.
O secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro, destaca que “a implementação do SIFMA é um marco importante no avanço da gestão fiscal no setor agrícola e reflete o compromisso do estado em utilizar a tecnologia de forma inteligente para promover o desenvolvimento econômico”.
Além de fiscalizar e monitorar o setor agrícola, o SIFMA também proporcionará aos produtores a oportunidade de gerenciar suas propriedades rurais cadastradas na plataforma, como informado pelo Governo do Estado.
O SIFMA faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Maranhão (PROFISCO II), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).