CONGRESSO INFLADO

Lula veta projeto que aumentaria número de deputados

Compartilhe
Lula veto
Lula rejeita proposta de ampliação das cadeiras na Câmara dos Deputados de 513 para 531, após avaliação negativa do Ministério da Fazenda.

BRASÍLIA, 17 de julho de 2025 – O presidente Lula (PT) vetou o projeto de lei que aumentaria de 513 para 531 o número de deputados federais. A decisão foi tomada nesta quarta (16), após o petista sinalizar, nos bastidores, sua oposição à proposta e o receio de ser considerado omisso diante do tema.

A proposta gerou divisão no governo. Enquanto setores políticos defendiam que Lula deixasse o prazo expirar, permitindo a promulgação pelo Congresso, outros auxiliares temiam reações negativas da sociedade caso o presidente não se manifestasse diretamente.

O Ministério da Fazenda se posicionou de forma contrária ao projeto. A pasta avaliou que o aumento do número de parlamentares feria a Lei de Responsabilidade Fiscal, devido ao impacto orçamentário gerado com a criação das novas cadeiras na Câmara.

Além disso, a desaprovação da população foi outro fator relevante para a decisão do presidente. Segundo pesquisa da Genial/Quaest divulgada no mesmo dia do veto, 85% dos brasileiros reprovaram o aumento no número de deputados federais.

O projeto, articulado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), buscava evitar que bancadas estaduais perdessem cadeiras após a reavaliação da composição da Casa com base na população atualizada.

DECISÃO DO STF ORIGINOU DEBATE SOBRE REMANEJAMENTO

O debate teve origem em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a revisão da distribuição de vagas entre os estados. A última atualização desse tipo ocorreu em 1933, o que motivou a elaboração da proposta vetada.

Segundo a legislação vigente, cada estado pode ter entre oito e 70 deputados, de acordo com o número de habitantes. Com o projeto rejeitado, 13 das 27 unidades federativas ganhariam vagas, conforme os dados populacionais mais recentes.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x