
BRASÍLIA, 20 de julho de 2023 – De acordo com José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, a possibilidade da entrada do PP e do Republicanos no ministério do presidente Lula já está “consolidada”.
Nessa semana, Alexandre Padilha, ministro de Relações Internacionais, se reuniu com representantes das duas siglas para discutir a incorporação deles ao governo. Apesar da aparente consolidação da ideia, ainda cabe ao presidente Lula tomar a decisão final sobre a entrada do PP e do Republicanos no governo.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, o governo Lula enfrenta dificuldades para definir a alocação de André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) em ministérios, pois busca evitar a saída de mais mulheres do governo e preservar ministros sem mandato, o que torna a reforma ministerial mais complexa.
Há dezenas de possibilidades sendo consideradas, e a nomeação dos indicados pelo Centrão pode demorar. Ministérios do PT e do PSB podem entrar nas negociações, e o PP ambiciona o Desenvolvimento Social, enquanto o Republicanos estava cotado para o Esporte, mas Lula pretende manter a atual ministra. A prioridade será dar suporte ao governo, favorecendo ministros com mandato e podendo resultar em mudanças nas pastas ocupadas por Wellington Dias e Fufuca.
A saída de Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, também é considerada devido a desgastes anteriores envolvendo o Movimento Negro e o Carrefour.







