Brasília, 29 de maio de 2023 – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. O encontro ocorreu antes da cúpula de presidentes da América do Sul, que está programada para esta terça (29). Lula retomou a relação com Maduro, ao contrário do ex-presidente, Jair Bolsonaro, que não reconhecia Maduro como chefe de Estado.
Durante a reunião bilateral, Maduro subiu a rampa do Palácio do Planalto e foi recebido por Lula e pela primeira-dama, Janja. Após uma primeira reunião restrita entre os dois líderes, o encontro foi ampliado para incluir outros membros das comitivas venezuelana e brasileira, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os presidentes também assinaram atos conjuntos e participaram de um almoço no Palácio do Itamaraty.
A retomada da relação entre Brasil e Venezuela ocorreu quando Lula assumiu a presidência e restabeleceu as relações diplomáticas. Antes disso, Bolsonaro havia rompido oficialmente as relações diplomáticas com o governo Maduro e considerado seus representantes como “personae non grata” no Brasil. No entanto, a vinda de Maduro para a posse de Lula gerou constrangimento e ele acabou cancelando a viagem, enviando um representante em seu lugar.
O encontro entre Maduro e Lula acontece às vésperas de uma cúpula de presidentes da América do Sul em Brasília, com a presença de pelo menos 11 dos 13 chefes de Estado da região. Apenas os presidentes do Peru e da Guiana Francesa não indicaram presença, mas devem enviar representantes oficiais.