COMANDO TEMPORÁRIO

Lula preside Mercosul e busca acordo com a União Europeia

Compartilhe
Lula Mercosul
No segundo semestre de 2023, o Brasil também assumirá a presidência do G20 e do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

BRASÍLIA, 03 de junho de 2023 – Lula assume a presidência rotativa do Mercosul, composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com o desafio de concluir um acordo comercial com a União Europeia até o final de 2023.

As negociações entre os blocos estão em andamento desde 1999, e o acordo comercial já teve sua parte finalizada em 2019, porém, está em fase de revisão. Lula terá que lidar com uma contraproposta preparada pelo governo brasileiro aos termos exigidos pelos europeus, que incluem sanções relacionadas a questões ambientais.

Além disso, o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, deseja fechar um acordo bilateral com a China, mas Lula deve defender a necessidade de ampliar a integração dentro do Mercosul. Outra questão que pode ser abordada durante o mandato de Lula é o retorno da Venezuela ao Mercosul. Atualmente suspensa desde 2017, o Brasil defende que o país volte a integrar o grupo, mas esse assunto não deve ser tratado na reunião desta terça (04).

Antes da cúpula do Mercosul, Lula participará do programa ‘Conversa com o presidente’ e cumprimentará os chefes de delegação. Durante o encontro, ele terá a oportunidade de discutir e promover a conclusão do acordo com a União Europeia, bem como abordar a questão da integração regional e as relações com a Venezuela.

Além de sua presidência no Mercosul, Lula também assumirá a presidência do G20 e do Conselho de Segurança das Nações Unidas no segundo semestre de 2023. Essas designações destacam a relevância do Brasil nas negociações internacionais e representam um desafio adicional para Lula na busca por soluções e parcerias em âmbito global.

No contexto interno, espera-se que Lula utilize sua liderança no Mercosul para fortalecer a economia e promover a integração entre os países membros, além de buscar maior cooperação regional em questões como meio ambiente e direitos humanos.

Compartilhe

Leia mais

Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade
Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade

TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA
TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA

Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos
Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.