AGORA É CRIME
Lula levou para casa 98% dos presentes que recebeu como presidente
Por José Linhares Jr • 10/03/2023
Compartilhe
Documentos e decisões recentes do TCU indicam que recebimento e posse de presentes só podem ser considerados desvios se praticados por Jair Bolsonaro.

Tudo indica que o recebimento de joias e presentes por presidentes da República só pode ser considerado crime se praticado por Jair Bolsonaro. Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que Lula ficou com 559, dos 568, presentes que recebeu em seis dois mandatos passados.

Os dados foram repassados ao TCU pelo Gabinete Pessoal da Presidência em 2016 e aprovado no plenário da Corte em 31 de agosto de 2016. Ou seja: o Tribunal de Contas da União não viu crime na prática que hoje serve de pretexto para criminalizar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Seis anos após deixar a Presidência, Lula foi instado a devolver 434 presentes dos 559 recebidos. O presidente devolveu apenas 360 presentes. O processo ainda determinou a incorporação de 144 itens recebidos pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ao conjunto de bens públicos. Dilma entregou apenas 6 objetos e deixou 138 no seu acervo pessoal. 

De acordo com o TCU, a auditoria realizada no Gabinete da Presidência foi realizada para apurar o desvio ou desaparecimento de bens pertencentes à União nos palácios do Planalto e da Alvorada. O pedido para inspeção atendeu ao requerimento do então senador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), atualmente governador de Goiás. Leia a íntegra da requisição (19 KB). 

Depois da divulgação do relatório, em agosto de 2016, foi apresentado um levantamento pelo diretor do Instituto Lula, Paulo Okamotto, ao juiz Sérgio Moro, em novembro do mesmo ano, conforme mostrou o Poder360.

A coleção de Lula tinha 9.037 peças e ocupava 11 contêineres. O acervo do então ex-presidente trazia presentes de Emilio Odebrecht, Eduardo Campos e até de Aécio Neves. O “acervo” havia foi acumulado durante os anos em que ele ocupou a Presidência da República (2003-2010).

São 987 páginas de fotografias e uma planilha de 1.032 páginas descrevendo todos os itens:

Compartilhe
17/06/2024
LEVANTAMENTO
Quase 70% dos evangélicos e 43% dos católicos reprovam Lula
14/06/2024
CORRUPÇÃO
Lula expõe fraqueza ao manter ministro indiciado, diz Estadão
12/06/2024
CORRUPÇÃO
Ministro de Lula é indiciado pela Polícia Federal por corrupção

1 Comentário

  1. AGNÉLO ANTONIO

    O ASSASSINO DE CELSO DANIEL É LADRÃO DESDE CRIANÇA.
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. 7Minutos - Lula levou para casa 98% dos presentes que recebeu como presidente - […] Link original da matéria: https://linharesjr.com.br/2023/03/lula-levou-para-casa-98-dos-presentes-que-recebeu-como-presidente/ […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda