opções

AGORA É CRIME

Lula levou para casa 98% dos presentes que recebeu como presidente

Compartilhe
Documentos e decisões recentes do TCU indicam que recebimento e posse de presentes só podem ser considerados desvios se praticados por Jair Bolsonaro.

Tudo indica que o recebimento de joias e presentes por presidentes da República só pode ser considerado crime se praticado por Jair Bolsonaro. Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que Lula ficou com 559, dos 568, presentes que recebeu em seis dois mandatos passados.

Os dados foram repassados ao TCU pelo Gabinete Pessoal da Presidência em 2016 e aprovado no plenário da Corte em 31 de agosto de 2016. Ou seja: o Tribunal de Contas da União não viu crime na prática que hoje serve de pretexto para criminalizar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Seis anos após deixar a Presidência, Lula foi instado a devolver 434 presentes dos 559 recebidos. O presidente devolveu apenas 360 presentes. O processo ainda determinou a incorporação de 144 itens recebidos pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ao conjunto de bens públicos. Dilma entregou apenas 6 objetos e deixou 138 no seu acervo pessoal. 

De acordo com o TCU, a auditoria realizada no Gabinete da Presidência foi realizada para apurar o desvio ou desaparecimento de bens pertencentes à União nos palácios do Planalto e da Alvorada. O pedido para inspeção atendeu ao requerimento do então senador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), atualmente governador de Goiás. Leia a íntegra da requisição (19 KB). 

Depois da divulgação do relatório, em agosto de 2016, foi apresentado um levantamento pelo diretor do Instituto Lula, Paulo Okamotto, ao juiz Sérgio Moro, em novembro do mesmo ano, conforme mostrou o Poder360.

A coleção de Lula tinha 9.037 peças e ocupava 11 contêineres. O acervo do então ex-presidente trazia presentes de Emilio Odebrecht, Eduardo Campos e até de Aécio Neves. O “acervo” havia foi acumulado durante os anos em que ele ocupou a Presidência da República (2003-2010).

São 987 páginas de fotografias e uma planilha de 1.032 páginas descrevendo todos os itens:

Compartilhe

Leia mais

Brandão Eleições

ELEIÇÕES

Orleans Brandão visa candidatura a deputado federal em 2026
Brandão Eleições

ELEIÇÕES

Orleans Brandão visa candidatura a deputado federal em 2026

STJ Votação

DESEMBARGADORES

Ney Bello e favorito de Lula ficam fora de lista para o STJ
STJ Votação

DESEMBARGADORES

Ney Bello e favorito de Lula ficam fora de lista para o STJ

Bares Declínio

DECLÍNIO

Bares e restaurantes no Maranhão têm maior queda nas vendas
Bares Declínio

DECLÍNIO

Bares e restaurantes no Maranhão têm maior queda nas vendas

Respostas de 2

  1. O ASSASSINO DE CELSO DANIEL É LADRÃO DESDE CRIANÇA.
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.