NOMEADO

Lula indica Guido Mantega para conselho fiscal da Eletrobras

Compartilhe
Mantega Guido
Lula indica ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para conselho fiscal da Eletrobras após recuo em tentativa de colocá-lo na Vale; Indicação será votada em abril

BRASÍLIA, 28 de março de 2025 –  O presidente Lula indicou Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, para o conselho fiscal da Eletrobras. A decisão veio após a assinatura de um acordo que amplia a influência do governo federal na empresa. O conselho fiscal é responsável pela fiscalização das atividades da companhia.

Além de Mantega, o governo nomeou Silas Rondeau, Maurício Tolmasquim e Nelson Hubner para o conselho de administração da Eletrobras. Os três já ocuparam cargos em governos do PT e se posicionaram contra a privatização da empresa. O conselho de administração define as estratégias da companhia.

Tolmasquim, atual diretor de transição energética e sustentabilidade da Petrobras, levantou dúvidas sobre um possível conflito de interesses ao integrar o colegiado. Rondeau e Hubner foram ministros de Minas e Energia em governos anteriores.

Inicialmente, Lula tentou indicar Mantega para a presidência da Vale, mas acionistas reagiram negativamente, ameaçando rever investimentos no Brasil. Após a resistência, o presidente recuou e direcionou o ex-ministro para o conselho fiscal da Eletrobras, onde o cargo oferece remuneração mensal de R$ 13 mil.

Mantega foi ministro da Fazenda nos governos Lula e Dilma Rousseff (2006-2015) e um dos responsáveis pela nova matriz econômica. Ele respondia a um processo na Operação Zelotes por suposta interferência no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais para beneficiar a empresa Cimentos Penha em um caso de R$ 57,7 milhões.

No mês passado, a Justiça Federal de Brasília arquivou a ação devido à prescrição da pena.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x