BRASÍLIA, 17 de dezembro de 2024 – O presidente Lula encaminhou ao Senado, na segunda (16), uma lista com 18 nomes para cargos de direção em agências reguladoras. As indicações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
A legislação exige que os indicados sejam sabatinados pelo Senado, seguido de votação para aprovação. A lista inclui nomes para agências como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre outras.
ALIANÇAS POLÍTICAS NAS INDICAÇÕES
Os indicados de Lula são ligados a partidos aliados do governo, como PSD, Republicanos e PT. O advogado Guilherme Sampaio, do PSD, foi indicado para presidir a ANTT, responsável por regular concessões rodoviárias e ferroviárias. Sampaio é atualmente diretor da agência e já ocupou cargos na Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Pelo Republicanos, o engenheiro Tiago Faierstein foi escolhido para presidir a Anac. Faierstein, que atua como diretor comercial da Infraero, teve sua indicação articulada pelo ministro Silvio Costa Filho, titular da pasta de Portos e Aeroportos.
DESTAQUES NAS INDICAÇÕES PARA ANS, ANP E ANVISA
Entre os indicados, Wadih Damous (PT-RJ), ex-deputado federal, foi escolhido para liderar a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Já Artur Watt Neto, indicado a pedido do senador Otto Alencar (PSD-BA), deve assumir a direção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Leandro Pinheiro Safatle foi escolhido para presidir a Anvisa, substituindo Antônio Barra Torres. Safatle, economista, terá a responsabilidade de liderar uma das principais agências reguladoras do Brasil.
Confira a lista dos indicados:
- Patricia Barcelos, diretora da Ancine;
- Artur Watt Neto, diretor-geral da ANP;
- Pietro Adamo Mendes, diretor da ANP;
- Alessandro Facure Neves, diretor-presidente da ANSN;
- Wadih Damous Filho, diretor-presidente da ANS;
- Tiago Faierstein, diretor-presidente da Anac;
- Leandro Safatle, diretor-presidente da Anvisa;
- Guilherme Sampaio, diretor-geral da ANTT, entre outros.
Os nomes aguardam sabatina no Senado para aprovação final.