BRASIL, 20 de dezembro de 2023 – A última pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta (20), aponta uma nova variação negativa na aprovação dos brasileiros ao governo do presidente Lula (PT).
O índice de aprovação, que era de 38% em outubro, agora é de 36%, dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. A desaprovação permanece em 29%, enquanto 32% classificam o governo como regular.
Em agosto, a distância entre aprovação e desaprovação era de 18 pontos percentuais, agora reduzida para sete pontos. O Nordeste registrou aumento nas avaliações positivas, contrastando com quedas no Sudeste e Sul.
Quando avaliada especificamente a atuação de Lula, 54% aprovam, e 43% desaprovam. A nota média atribuída pelos brasileiros ao governo é de 5,7, com variações significativas entre regiões e grupos demográficos.
A pesquisa também aponta que a percepção da população é de que o governo contribuiu para a divisão do país (58%), enquanto 35% acreditam em atuação voltada para a união dos brasileiros.
No cenário econômico, um terço dos entrevistados acredita em melhora nos últimos 12 meses, e a maioria (55%) espera uma melhora nos próximos 12 meses.