PRESIDÊNCIA

Lula aumenta gastos com cartão corporativo e mantém sigilos

Compartilhe
Lula presidência
Lula reduz sigilos proporcionais, mas amplia uso do cartão corporativo. Presidente aumenta em 9% os gastos e mantém 3,2 mil sigilos de 100 anos em seu governo.

BRASÍLIA, 6 de janeiro de 2025 – Desde o início de seu mandato, em janeiro de 2023, Lula elevou os gastos com cartão corporativo em 9% em comparação aos dois primeiros anos da gestão de Jair Bolsonaro.

Segundo levantamento divulgado pelo jornal O Globo nesta segunda (6), o total de despesas alcançou R$ 14,7 milhões em 2024, com redução em relação a 2023 devido a uma menor frequência de viagens internacionais.

Além disso, o governo Lula decretou 3,2 mil sigilos de 100 anos entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, um aumento de 8,4% em relação ao mesmo período da administração Bolsonaro. No entanto, a proporção de negativas de pedidos de informação foi menor, passando de 18,08% no governo Bolsonaro para 16,5% na gestão atual.

SIGILOS DE 100 ANOS EM DOCUMENTOS PESSOAIS

O governo federal justificou os sigilos com base na proteção de dados pessoais, mas informou que a Controladoria-Geral da União (CGU) está finalizando um projeto de lei para revisar o prazo de 100 anos.

A proposta visa que, em novos pedidos de informação, servidores considerem o interesse público ao determinar restrições e apresentem justificativas para eventuais negativas.

Entre os documentos sob sigilo estão a lista de visitantes da primeira-dama, Janja da Silva, e a declaração de conflito de interesses do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Segundo o governo, Janja, por não ocupar cargo público, não está sujeita à Lei de Acesso à Informação. Especialistas, no entanto, discordam, considerando públicas algumas de suas atribuições.

INEP E O SIGILO SOBRE DADOS DO ENEM

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também registrou aumento na imposição de sigilos de 100 anos, especialmente em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram rejeitados 702 pedidos, o que equivale a 21% do total das negativas do governo Lula.

Compartilhe

Leia mais

Rotary evento

CENTRO DE CONVENÇÕES

Conferência Distrital do Rotary Internacional será aberta nesta quinta
Rotary evento

CENTRO DE CONVENÇÕES

Conferência Distrital do Rotary Internacional será aberta nesta quinta

Crime facções

CLÃ DOS POSTOS

Mapa do crime em combustíveis expõe atuação no Maranhão
Crime facções

CLÃ DOS POSTOS

Mapa do crime em combustíveis expõe atuação no Maranhão

Senado CCJ
Senado avança com PEC que extingue reeleições de políticos
Senado CCJ

Senado avança com PEC que extingue reeleições de políticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.