DE NOVO

Lançamento comercial em Alcântara tem nova data após falha

Compartilhe
lançamento alcântara
Foguete sul-coreano sofreu anomalia no sistema de resfriamento. A Innospace remarca o lançamento na Base de Alcântara, no Maranhão.

ALCÂNTARA, 17 de dezembro de 2025 – O primeiro lançamento comercial de um foguete no Brasil foi adiado pela segunda vez nesta quarta (17). A empresa sul-coreana Innospace reprogramou o voo do veículo HANBIT-Nano para sexta (19) após detectar uma anomalia.

O fato ocorreu na Base de Alcântara, no Maranhão. A mudança visa garantir a substituição de componentes no sistema de refrigeração. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o adiamento e declarou que suas equipes seguem prontas para o lançamento.

A Innospace identificou o problema no dispositivo de resfriamento do sistema de oxidante do primeiro estágio. A falha surgiu durante a inspeção final antes do lançamento.

A empresa afirmou que a troca de algumas peças será feita com o foguete já na plataforma. Por isso, a operação exigirá apenas dois dias, e não os três habituais. Ainda conforme a empresa, o foguete não tem defeitos estruturais.

A FAB, por sua vez, emitiu uma nota reforçando seu apoio à operação. A Força Aérea garantiu que suas infraestruturas e equipes técnicas permanecem totalmente operacionais.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) não se manifestou sobre o adiamento.

Este é o segundo adiamento para este lançamento histórico. Em novembro, o voo também foi remarcado na véspera da decolagem, que seria no dia 22. Na ocasião, as entidades precisaram de mais tempo para ajustes adicionais de avaliação de desempenho.

O foguete HANBIT-Nano tem a missão de colocar cinco satélites em órbita da Terra a partir do centro espacial brasileiro.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x