DESVIO MILIONÁRIO

Justiça mantém prisão de acusados de corrupção em Turilândia

Compartilhe
Justiça Maranhão
Tribunal de Justiça rejeitou pedidos de liberdade para o prefeito, ex-vice, vereadores e outros investigados por suposto esquema de corrupção em Turilândia.

TURILÂNDIA, 09 de fevereiro de 2026 – A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve as prisões de todos os investigados por um suposto desvio de R$ 56 milhões dos cofres de Turilândia.

A decisão judicial, tomada nesta segunda (9), determina a permanência na cadeia do prefeito Paulo Curió, da ex-vice-prefeita Janaina Soares Lima e de todos os vereadores do município. O grupo é alvo da Operação Tântalo II, que investiga uma organização criminosa instalada no Executivo e Legislativo locais.

Os desembargadores entenderam que a custódia cautelar é necessária para a ordem pública e para evitar interferências nas investigações. A decisão também visa impedir a reiteração de crimes. Além dos presos, a primeira-dama Eva Curió e a atual vice-prefeita Tânya Mendes cumprem prisão domiciliar.

As defesas dos investigados ainda podem recorrer da decisão a instâncias superiores.

Segundo o Ministério Público, o esquema atuou entre 2021 e 2025 com fraudes em licitações e contratos. As investigações apontam o uso de empresas de fachada e a emissão de notas fiscais sem a prestação real de serviços. Os recursos desviados teriam sido divididos entre agentes públicos e empresários participantes do esquema.

O MPMA também investiga a suposta cooptação da Câmara Municipal de Turilândia para dar sustentação política às fraudes. Há suspeitas de repasses a parlamentares e omissão deliberada na fiscalização dos atos da prefeitura.

O processo segue em tramitação no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x