CARTÃO VERMELHO

Justiça mantém afastamento de dirigentes da FMF

Compartilhe
FMF Decisão
Decisão monocrática do desembargador Marcelo Carvalho confirma determinação da Vara de Interesses Difusos e mantém afastamento da diretoria da FMF.

MARANHÃO, 19 de agosto de 2025 – O desembargador Marcelo Carvalho Silva decidiu, nesta segunda (18), manter o afastamento de dirigentes da Federação Maranhense de Futebol (FMF).

A decisão de segunda instância confirmou integralmente o parecer do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos. Entre os afastados está o presidente Antônio Américo Gonçalves, que não se manifestou após o anúncio.

Segundo o magistrado, os autos apontam “gravidade comprovada dos indícios” relacionados à criação do Instituto Maranhense de Futebol (IMF).

O Ministério Público do Estado, autor da Ação Civil Pública movida em julho, questionou a finalidade do instituto e levantou suspeitas de que ele teria sido utilizado para frustrar credores, gerar confusão patrimonial e favorecer alterações estatutárias da FMF.

Na decisão, o desembargador destacou ainda a existência de vícios em assembleias da entidade, apontando a possibilidade de irregularidades em mudanças estatutárias.

Além disso, Carvalho reforçou a “legitimidade ativa” do Ministério Público do Estado para investigar tanto a FMF quanto o IMF, considerando que a atuação do órgão se dá em defesa do interesse do cidadão maranhense.

Por se tratar de decisão monocrática, o parecer do desembargador ainda deverá ser submetido à apreciação da relatoria. A defesa poderá recorrer por meio de agravo. Nesse contexto, o processo segue em tramitação, enquanto as medidas cautelares permanecem válidas até novo julgamento.

Atualmente, a Federação Maranhense de Futebol está sob intervenção. O comando da entidade é exercido por cinco diretores, supervisionados pela advogada Susan Lucena, designada para acompanhar a gestão durante o afastamento da antiga diretoria.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x