CONDENAÇÃO

Justiça exige construção de escola em aldeia indígena no MA

Compartilhe
justiça maranhão
Justiça Federal do Maranhão determinou que o governo estadual construa uma nova escola na Terra Indígena Governador, no município de Amarante do Maranhão.

MARANHÃO, 22 de janeiro de 2026 – A Justiça Federal do Maranhão determinou que o governo estadual construa uma nova escola na Terra Indígena Governador, no município de Amarante do Maranhão. A decisão atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA).

A sentença estabelece que a unidade escolar deve ter estrutura adequada, incluindo salas de aula, banheiros, cozinha, espaço administrativo, mobiliário e material didático.

O estado também deverá contratar professores — preferencialmente indígenas e bilíngues —, profissionais de apoio, e garantir merenda e transporte escolar. O prazo para conclusão da obra é de 180 dias, sob pena de multa diária de R$ 20 mil.

A ação judicial foi motivada pela situação precária da Escola Indígena Awara’ku, da Aldeia Canto Bom, que teve suas atividades encerradas por falta de professores e de estrutura mínima.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x