SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, 16 de julho de 2024 – A Justiça Eleitoral suspendeu a pesquisa realizada pelo Instituto DataIlha no município de São José de Ribamar. A decisão foi tomada pela 47ª zona eleitoral da cidade.
A pesquisa, contratada pelo Varejão Quebra Galho, localizado na feira do bairro J. Câmara, gerou estranheza devido ao ramo de atuação da empresa, que se dedica principalmente à comercialização de produtos alimentícios, além de materiais elétricos e de construção.
O estabelecimento é de propriedade de Adilton Farias Matos.
A Justiça Eleitoral apontou diversas ilegalidades na pesquisa: ausência de regularidade da empresa perante o conselho fiscalizador, irregularidades no plano amostral e falhas no questionário utilizado.
A suspensão foi solicitada com urgência nesta terça (16). Em caso de descumprimento da decisão, será aplicada uma multa de R$ 25.000,00, além de penalizações aos responsáveis conforme o artigo 35 da Lei 9.504/97.
Pesquisa
Um recente levantamento, realizado pelo Instituto Prever, apresentou o cenário eleitoral em São José de Ribamar em pesquisa realizada de 18 a 21 de maio no município. O levantamento mostrou o atual prefeito Julinho Matos (Podemos) com 44,9% das intenções de voto.
No cenário estimulado, Julinho Matos seria reeleito com 44,9%. Em segundo, aparecia Dudu Diniz (PSB) com 14,4% e Guilherme Mulato (Novo) com 9,7%. Dr. Pedro (PMN) tem 8,7% da opinião dos entrevistados na pesquisa.
O Instituto Prever trouxe ainda o cenário da expectativa de vitória, que é quando é perguntado ao entrevistado quem ele acredita que ganhará independente do seu voto. Neste cenário, Julinho Matos obteve 56,1% da opinião dos eleitores. Outros 11,9% dizem acreditar na vitória de Dudu Diniz. Dr. Pedro foi a opção de 7,7% dos entrevistados mesmo percentual de Guilherme Mulato.
Sobre a avaliação da gestão de Julinho Matos, dos eleitores ouvidos na pesquisa, 58,6% disseram que São José de Ribamar está no rumo certo e 34,7% afirmaram que está no rumo errado.