DECISÃO

Justiça determina acessibilidade a governo e prefeitura

Compartilhe
Prefeitura condenados
Estado, município e empresa deverão instalar ou reparar elevadores nos ônibus das linhas “Tropical Santos Dumont” e “Socorrão 2” em até 15 dias.

SÃO LUÍS, 06 de março de 2025 – O Governo do Maranhão, a Prefeitura de São Luís e a empresa Viper Transporte e Turismo foram condenados pela Justiça a garantir acessibilidade nos ônibus das linhas “Tropical Santos Dumont” e “Socorrão 2”.

A decisão determina a instalação ou manutenção dos elevadores desses veículos em um prazo de 15 dias, contados a partir da sentença proferida em 28 de fevereiro.

Além da obrigação de realizar as adequações, cada réu deverá pagar R$ 20 mil por danos morais coletivos ao Fundo Estadual de Direitos Difusos e 10% do valor da causa ao Fundo de Aparelhamento da Defensoria Pública do Maranhão (FADEP).

A decisão foi proferida pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, em resposta a uma ação movida pela Defensoria Pública Estadual.

O caso teve início após a denúncia de um pai de uma criança com deficiência, que relatou dificuldades no embarque nos ônibus devido à falta ou ao mau funcionamento dos elevadores de acessibilidade.

RESPONSABILIDADE E OMISSÃO DO PODER PÚBLICO

O magistrado baseou sua decisão na Constituição Federal e na Lei nº 10.098/2000, que estabelecem a obrigatoriedade de acessibilidade no transporte coletivo. Também citou o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que assegura o direito ao transporte acessível.

Durante o processo, Estado e Município alegaram que fiscalizam o cumprimento das normas de acessibilidade. No entanto, o juiz considerou essas ações insuficientes e classificou o tratamento dispensado às pessoas com deficiência como desumano.

Ele destacou que a falta de acessibilidade causa humilhação e constrangimento, violando o princípio da dignidade humana, o que justifica a condenação por danos morais coletivos.

Agora, Governo, Prefeitura e empresa têm prazo determinado para cumprir a decisão, sob risco de novas penalidades.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x