CONSTRUÇÃO ILEGAL

Justiça anula licenciamento do Shopping da Ilha em São Luís

Compartilhe
Shopping decisão
Juiz determinou a revisão de atos da Prefeitura de São Luís no processo de autorização do Shopping da Ilha, atendendo pedido do Ministério Público do Maranhão.

SÃO LUÍS, 30 de setembro de 2025 – A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís declarou nulo o processo de revisão da aprovação e do alvará de construção do Shopping da Ilha.

A decisão judicial atendeu a pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA) e obriga o Município de São Luís a reavaliar todas as medidas administrativas relacionadas ao caso no prazo de dois anos.

Após a revisão, a Prefeitura deverá apurar eventuais excessos de edificação e impor reparações às empresas SC2 Maranhão Locação de Centros Comerciais Ltda. e Daniel de La Touche Participações Ltda., responsáveis pelo empreendimento. A sentença foi assinada pelo juiz Douglas Martins.

O caso teve início em Ação Civil Pública do MPMA, que apontou irregularidades na aprovação e construção do Shopping da Ilha e do Reserva da Ilha Residencial Clube.

O Ministério Público argumentou que o Grupo Sá Cavalcante, com anuência da Prefeitura e da Caema, aprovou o projeto como se fosse um único imóvel, embora estivesse dividido em vários lotes.

Segundo a acusação, essa estratégia buscou evitar a aplicação da Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei nº 6.766/1979) e garantir índices urbanísticos mais favoráveis ao empreendimento.

Na sentença, o juiz Douglas Martins afirmou que houve fraude à legislação urbanística, com simulação de um condomínio único para ocultar a existência de loteamento. O magistrado destacou que laudo pericial e documentos comprovaram a divisão em áreas distintas, separadas inclusive por via pública com infraestrutura urbana.

Ele acrescentou que a aprovação da Prefeitura configurou grave violação ao ordenamento jurídico, já que a aplicação das regras de loteamento é obrigatória sempre que ocorre abertura de vias públicas para suportar maior adensamento populacional.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x