ELEIÇÕES 2024

Juíza suspende divulgação de pesquisa em Presidente Dutra

Compartilhe
Pesquisa eleitoral
Cristina Meireles, titular da 54ª Zona Eleitoral, suspendeu divulgação de pesquisa eleitoral por falhas na metodologia e falta de registro.

PRESIDENTE DUTRA, 14 de junho de 2024 – Nesta sexta (14), a juíza Cristina Meireles, da 54ª Zona Eleitoral, determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral na cidade de Presidente Dutra, Maranhão.

A pesquisa, contratada pelo Sistema Central dos Cocais de Rádio Difusão e conduzida pela Agilize Marketing, apresentou problemas significativos, comprometendo sua credibilidade e transparência, conforme decisão judicial.

A juíza identificou que a pesquisa não forneceu informações detalhadas sobre os bairros onde os entrevistados residem e a quantidade de entrevistados, além de inconsistências no questionário de escolaridade. Esses fatores impedem a verificação da representatividade da amostra e a comparação dos dados com censos oficiais.

“Após análise dos autos, em um juízo de cognição sumária, verifica-se que a pesquisa eleitoral apresenta falhas significativas que comprometem sua idoneidade e transparência. A ausência de informações detalhadas sobre os bairros/municípios e a quantidade de entrevistados, bem como a inconsistência no questionário de escolaridade, são elementos que inviabilizam a verificação da representatividade da amostra e a comparação dos dados com os censos oficiais”, afirmou a juíza Cristina Meireles.

Além disso, a juíza ressaltou a ausência de registro da empresa de pesquisa no Conselho Regional de Estatística (Conre-5). Segundo a magistrada, essa irregularidade grave significa que a empresa não cumpre a legislação específica para a realização de pesquisas eleitorais, comprometendo a validade dos resultados obtidos.

“A falta de registro da empresa no CONRE-5 configura uma irregularidade grave, uma vez que descumpre a legislação específica que regulamenta a atividade de realização de pesquisas eleitorais. A empresa não possui a competência legal necessária para a realização da pesquisa, o que compromete a validade dos resultados obtidos”, completou.

No início da semana, outra pesquisa, realizada pelo Instituto Exata, revelou vantagem significativa do atual prefeito, Raimundinho da Audiolar, na cidade de Presidente Dutra.

Compartilhe

Leia mais

Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade
Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade

TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA
TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA

Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos
Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.