MARANHÃO, 05 de setembro de 2024 – O juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Tarcísio Araújo, enfrenta nova denúncia por atraso no processo contra o partido Podemos.
Tarcísio Araújo é o relator da denúncia que pode levar à perda de mandato dos deputados estaduais Leandro Bello e Júnior Cascaria, ambos do Podemos. Bello é sobrinho do desembargador Ney Bello. A denúncia também alega que o juiz estaria protegendo o partido.
Araújo já responde a quatro representações por excesso de prazo e uma reclamação disciplinar por descumprimento da legislação eleitoral.
A mais recente reclamação foi protocolada pelo PSD, argumentando que a ação contra o Podemos já estava pronta para julgamento há duas semanas, mas o relator não avançou com o processo.
A demora no julgamento fere diretamente a legislação eleitoral, que estabelece o prazo imediato para a conclusão dos autos após a apresentação das alegações finais. A situação já foi reportada à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia.
Agora, a decisão de levar o caso ao plenário do TRE-MA depende exclusivamente de Tarcísio Araújo.