Nas últimas semanas o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) intensificou suas investidas por pré-candidatos considerados “bolsonaristas” em sua legenda nas eleições deste ano. Presidente do partido do presidente Jair Bolsonaro no Maranhão, Josimar negocia com várias lideranças que se notabilizaram pela luta contra a corrupção e ética na política.
A entrada de candidatos tidos como “bolsonaristas” na chapa de Josimar eleva a possibilidade de que o PL tenha uma expressiva votação. Dessa forma, o efeito direto da adesão seria o fortalecimento do projeto de Josimar de Maranhãozinho em eleger entre de 3 e 4 deputados federais nas eleições deste ano subordinados a ele.
Para tentar minimizar os impactos na filiação ao PL, os chamados “bolsonaristas” têm usado como justificativa o fato da legenda ser a mesma do presidente. Contudo, pré-candidatos que recusaram o pedido de Josimar, caso da líder conservadora Flávio Berthier, ingressar no PL é um sacrifício alto demais.
“Temos bandeiras e elas não podem ser deixadas para trás por causa de eleição. Não posso ajudar a eleger uma bancada que defenda tudo o que eu tenho repúdio. Sei que o presidente entende essa nossa posição de escolher outro partido que não seja o PL do Maranhão”.
A eleição no PL é considerada dificílima dados os números. Caso Josimar dispute a reeleição para deputado, deve manter votação acima de 100 mil votos (em 2018 ele alcançou 195 mil). Acontece que a esposa de Josimar, Detinha, também deve tentar uma vaga na Câmara Federal. A candidatura de Detinha pode diminiur a votação do marido e embos devem transitar entre os 100 mil votos. Também concorrem na chapa os já deputados federais Junior Lourenço (117 mil votos) e Pastor Gil (47 mil votos). Ambos não eram parlamentares em 2018 e devem elevar suas votações. Outros nomes como Paulo Marinho Jr (55.755 votos em 2018) devem tornar ainda mais difícil a tentativa de bolsonaristas em conseguir “vencer” os colegas de chapa.
Fontes do partido revelaram ao blog que a entrada de três dos chamados “bolsonaristas” podem agregar de 50 a 70 mil votos na chapa que deve lançar 19 candidatos. Com a estimativa de cerca de 400 mil votos apenas dos quatro “cabeças”, o PL deveria alcançar mais 100 mil votos com os outros 11 candidatos para ter chances reais de fazer 4 deputados federais. Com absolutamente nenhum bolsonarista entre eles.
Até o momento a maior “aquisição” de Josimar foi o ex-candidato à prefeito de São Luís, Pastor Silvio Antônio. São esperados outros bolsonaristas na legenda antes do dia 2 de abril, prazo final para a filiação no partido.
Respostas de 6
Silvio Antônio, esse tem meu respeito e admiração. Esse me representa, representa a família e a preservação dos valores morais. Tmj Silvio Antônio.
bom investimento né, linhares?
O senhor é contra a liberdade de expressão? Por qual motivo o senhor restringiu os comentários do Instagram em que o sr acusa o sr Silvio Antônio como bucha? Achei desonesto da sua parte fazer uma acusação infundamentada, sem que o mesmo pudesse ter direito de resposta. Pelo que vi do sr Sílvio Antônio, mostra que tem posições fortes e coerentes com o que ele vive e prega. Tenho analisado a biografia de cada pré-candidato a disputa em vários cargos no cenário político, e o Sílvio Antônio diferentemente dos demais, mostra a que veio; de uma conduta ilibada e condizente com cada passo dado até aqui. Acredito que assim será estas eleições; ataques vorazes voltados para os verdadeiros homens limpos e que de fato querem uma mudança estrutural profunda no país, que encontra-se em coma representativo. Minha solidariedade ao senhor Sílvio Antônio.
Kkkkkkkk vai delirando porwue essa onda aí tá perdendo força e se transformando em marolinha que é pro gado brincar na água kkkkk. Tem uns que até já começaram a surtar !
Porque
Você é apenas analfabeto, amigo. Os comentários são limitados para seguidores do perfil. Sobre ataques contra o pastor, você pode me dizer qual foi? A única informação sobre o pastor foi que ele se filiou ao PL. Isso é ataque? Amigo, faça um favor a si mesmo: procure um curso de alfabetização.
Abraço.