JAPÃO, 16 de fevereiro de 2024 – O Japão entrou em recessão no final do ano passado marcando uma reviravolta em sua posição global. A queda no Produto Interno Bruto (PIB) por dois trimestres consecutivos fez o país perder a posição de terceira maior economia para a Alemanha, conforme relata a Reuters.
Os números divulgados pelo governo japonês nesta quinta (15), revelam uma contração de 0,4% na taxa anualizada do PIB entre outubro e dezembro de 2023.
No trimestre anterior, a queda foi ainda mais expressiva, atingindo 3,3%, contrariando as expectativas do mercado que previam um aumento de 1,4%.
O PIB nominal do Japão, estimado em US$ 4,21 trilhões em 2023, agora fica abaixo dos US$ 4,46 trilhões da Alemanha, relegando-o à quarta posição entre as maiores economias globais.
Um dos fatores determinantes para esse declínio foi o consumo privado, que representa mais da metade da atividade econômica no país. A queda de 0,2% no índice, atribuída ao aumento do custo de vida e ao clima quente que desencorajou gastos, evidencia os desafios enfrentados pela economia japonesa.
Além disso, as despesas de capital, crucial para o crescimento privado, também contribuíram para a contração, apresentando uma queda de 0,1%, contrariando as previsões de aumento em 0,3%.
Analistas alertam para a possibilidade de uma nova contração no trimestre atual, devido à demanda fraca na China, o consumo em declínio e a interrupção da produção pela Toyota Motor Corp.