Brasília, 30 de maio de 2023 – Se o nome do subprocurador-geral da República Nicolao Dino passou a ser cotado para a sucessão de Augusto Aras após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições 2022, o irmão do ministro da Justiça decidiu não se candidatar à titularidade na Procuradoria-Geral da República.
Essa decisão foi atribuída ao possível desconforto que a presença de um familiar próximo ao governo Lula poderia causar ao presidente, o que o fez não registrar sua candidatura até o prazo final. Com isso, apenas três membros do MPF entraram na disputa pela lista tríplice: Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e José Adonis Callou.
Embora a lista tríplice reflita a preferência dos membros do MPF, o presidente não é obrigado a escolher um dos nomes indicados, como demonstrado nas nomeações anteriores de Raquel Dodge por Michel Temer e Augusto Aras por Jair Bolsonaro, que não estavam na lista tríplice.
Em uma eleição protocolar marcada para 21 de junho, serão referendados os três nomes que serão enviados ao presidente Lula, em uma ordem de preferência.
Uma resposta
Todos os dois irmãos do Ministro são brilhantes! Nicolao como Procurador da República e o mais novo, o advogado SÁLVIO DINO excelente na sua área! O pai era advogado e político excelente nas duas áreas! Família inteligente e estudioso!Parabéns!