INQUÉRITO

Investigação da PF indica rachadinha no gabinete de Janones

Compartilhe
Janones rachadinha
Polícia Federal também solicitou a quebra do sigilo bancário e fiscal do deputado federal e de seus assessores.

BRASÍLIA, 31 de janeiro de 2024 – A Polícia Federal (PF) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um relatório que destaca indícios preliminares de um esquema de “rachadinha” no gabinete do deputado federal André Janones (Avante-MG).

O documento foi enviado ao ministro Luiz Fux, responsável pelo inquérito que investiga o parlamentar. O relatório da PF revela que as investigações apontam para a existência de desvio de recursos públicos no gabinete de Janones.

Mesmo diante das negativas por parte dos assessores do deputado, a polícia destaca a necessidade de aprofundar as investigações devido às “discrepâncias” nos depoimentos.

“A análise conjunta das declarações obtidas nas oitivas com o conteúdo dos áudios [e com as diligências empreendidas] revela uma série de inconsistências e contradições”, destaca o relatório.

“Embora os assessores neguem envolvimento no esquema de ‘rachadinha’, as discrepâncias em seus depoimentos evidenciam a necessidade de um aprofundamento nas investigações.”

A PF também solicitou a quebra do sigilo bancário e fiscal de Janones e de seus assessores, sendo a decisão sobre a autorização do pedido uma competência do ministro relator.

O inquérito foi instaurado em dezembro de 2023 por Luiz Fux, atendendo a um pedido da Procuradoria Geral da República, que indicou a possibilidade de enquadrar as condutas nos crimes de peculato, associação criminosa, concussão e continuidade delitiva.

Em resposta, Janones divulgou uma nota expressando estranheza em relação ao pedido de quebra de sigilo, afirmando ter colocado tais informações à disposição desde o início das investigações.

O deputado manifestou confiança em sua absolvição e fez referência a situações envolvendo a família Bolsonaro, encerrando com a crença na prevalência da verdade ao final do processo.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x