INQUÉRITO

Investigação da PF indica rachadinha no gabinete de Janones

Compartilhe
Janones rachadinha
Polícia Federal também solicitou a quebra do sigilo bancário e fiscal do deputado federal e de seus assessores.

BRASÍLIA, 31 de janeiro de 2024 – A Polícia Federal (PF) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um relatório que destaca indícios preliminares de um esquema de “rachadinha” no gabinete do deputado federal André Janones (Avante-MG).

O documento foi enviado ao ministro Luiz Fux, responsável pelo inquérito que investiga o parlamentar. O relatório da PF revela que as investigações apontam para a existência de desvio de recursos públicos no gabinete de Janones.

Mesmo diante das negativas por parte dos assessores do deputado, a polícia destaca a necessidade de aprofundar as investigações devido às “discrepâncias” nos depoimentos.

“A análise conjunta das declarações obtidas nas oitivas com o conteúdo dos áudios [e com as diligências empreendidas] revela uma série de inconsistências e contradições”, destaca o relatório.

“Embora os assessores neguem envolvimento no esquema de ‘rachadinha’, as discrepâncias em seus depoimentos evidenciam a necessidade de um aprofundamento nas investigações.”

A PF também solicitou a quebra do sigilo bancário e fiscal de Janones e de seus assessores, sendo a decisão sobre a autorização do pedido uma competência do ministro relator.

O inquérito foi instaurado em dezembro de 2023 por Luiz Fux, atendendo a um pedido da Procuradoria Geral da República, que indicou a possibilidade de enquadrar as condutas nos crimes de peculato, associação criminosa, concussão e continuidade delitiva.

Em resposta, Janones divulgou uma nota expressando estranheza em relação ao pedido de quebra de sigilo, afirmando ter colocado tais informações à disposição desde o início das investigações.

O deputado manifestou confiança em sua absolvição e fez referência a situações envolvendo a família Bolsonaro, encerrando com a crença na prevalência da verdade ao final do processo.

Compartilhe

Leia mais

Pecuária Crescimento

CRESCIMENTO

Pecuária maranhense alcançou R$ 1,2 bilhão em 2023
Pecuária Crescimento

CRESCIMENTO

Pecuária maranhense alcançou R$ 1,2 bilhão em 2023

Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)
Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)

Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão
Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.