opções

EM TRAMITAÇÃO NO SENADO

Instituto avalia que Marco das Garantias pode endividar famílias

Compartilhe
Marco Garantias
A Febraban disse que está “debruçada” sobre o novo texto do relator Weverton Rocha (PDT) e que tem contribuído com as discussões.

BRASÍLIA, 05 de junho de 2023 – O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) avalia que o novo Marco das Garantias, em discussão no Senado Federal, pode resultar em um aumento do endividamento das famílias.

O projeto, que prevê a possibilidade de utilizar o mesmo bem como garantia em mais de uma operação, será discutido pela Comissão de Assuntos Econômicos. Apresentado durante o governo anterior, o projeto conta com o apoio da equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Ministério da Fazenda argumenta que a medida ampliará o acesso ao crédito, reduzirá as taxas de juros e melhorará o ambiente de negócios. No entanto, o Idec alerta para os riscos dessa prática, afirmando que pode resultar em maior endividamento e falta de critérios para a concessão responsável de crédito.

“Sem educação financeira não há garantia, somente mais dívidas. O estímulo para o uso do crédito com garantia de bens móveis e imóveis, sem informações e com o apelo da redução da taxa de juros é um grande risco aos consumidores […] A promessa de crédito fácil […], oferecida sem embasamento na capacidade de pagamento e planejamento, apenas definida pela garantia, pode representar a perda da casa, do carro, do terreno, das joias, da moto e até do aparelho de celular, entre outros bens”, diz o instituto.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ressalta a importância de instrumentos que maximizem as garantias e desburocratizem procedimentos, visando à recuperação do crédito e à redução da inadimplência.

Já o Ministério da Fazenda não respondeu sobre o possível endividamento das famílias.

Compartilhe

Leia mais

FLAGRANTE

Idoso é preso com mais de mil munições em São Domingos do MA

FLAGRANTE

Idoso é preso com mais de mil munições em São Domingos do MA

Orçamento Proposta

PROPOSTA

Governo quer tirar estatais do Orçamento para aumentar gasto
Orçamento Proposta

PROPOSTA

Governo quer tirar estatais do Orçamento para aumentar gasto

Maranhão Médicos

LEVANTAMENTO

Maranhão apresenta menor proporção de médicos por habitante
Maranhão Médicos

LEVANTAMENTO

Maranhão apresenta menor proporção de médicos por habitante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.