
MARANHÃO, 27 de janeiro de 2026 – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou o prazo para solicitação de ressarcimento até 20 de março. A decisão do governo federal beneficia aposentados e pensionistas que tiveram valores descontados indevidamente de seus benefícios.
A medida foi tomada devido a instabilidades técnicas no sistema Meu INSS, que começaram na última segunda (19). O prazo original terminaria em 14 de fevereiro.
O órgão mantém contato diário com a Dataprev, empresa pública de tecnologia da Previdência, para resolver os problemas. Por isso, a Dataprev realizará uma manutenção nos sistemas, que ficarão indisponíveis desta terça (27), até domingo, 1º de fevereiro.
O objetivo da prorrogação é garantir acesso ao pedido de ressarcimento de forma simplificada, sem necessidade de ação judicial.
SISTEMA SOFRE COM INSTABILIDADES
Segundo o balanço mais recente, o INSS já devolveu cerca de R$ 2,8 bilhões a aproximadamente 4,2 milhões de beneficiários. Esse valor corresponde a parte dos 6,2 milhões de contestações de cobranças registradas. No entanto, o governo estima que ainda existam 850 mil pessoas aptas a solicitar a devolução.
Os descontos indevidos foram revelados pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União.
A operação identificou fraudes em acordos de cooperação técnica entre o INSS e entidades associativas. As investigações, que levaram ao afastamento de parte da cúpula do instituto em abril, expuseram o esquema irregular. Dessa forma, a prorrogação busca assegurar que todos os lesados possam recuperar seus valores.
Os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo ou site Meu INSS, pela central telefônica 135 ou em agências dos Correios.







